News and releases

Categories Navigation

Asset Publisher

Back Treinamentos: Uma poderosa ferramenta para alcançar produtividade

Back to

Treinamentos: Uma poderosa ferramenta para alcançar produtividade

Para a Ponsse, os treinamentos para operadores e mecânicos são uma das estratégias da empresa para  obter  maior eficiência da operação e maior disponibilidade mecânica dos equipamentos

A Ponsse, marca finlandesa de máquinas de colheita florestal, aposta na capacitação contínua como item chave para que seus clientes alcancem a maior eficiência da operação. Por isso, investe e oferece treinamentos especializados para diferentes níveis de conhecimento, a fim de que o potencial de suas máquinas seja explorado e resultem em impacto positivo nas operações das empresas.

"Mesmo equipadas com um alto nível de tecnologia, os equipamentos florestais dependem da ação humana, seja para sua operação, quanto para sua manutenção, por isso é essencial que os operadores e mecânicos estejam qualificados para esse trabalho", apontou o Coordenador de Suporte Técnico da Ponsse Brasil, Luis Sossai. 

Diversos são os benefícios de se ter equipes constantemente capacitadas. Pensando nesse conceito de evolução do profissional florestal, a marca possui o Ponsse Academy. Uma verdadeira academia de treinamentos de acordo com cada nível de conhecimento. Além disso, capacita não só o nível operacional, como também os técnicos e também gerenciais.

Nos treinamentos técnicos, voltados para mecânicos, são ensinados métodos e conceitos de intervenções mecânicas corretivas e preventivas necessárias. Além disso, os mecânicos serão capazes de  melhorar a sua análise e diagnóstico de falha, visando, principalmente, o menor tempo de máquina parada, e com isso aumentar a disponibilidade mecânica do equipamento.  

Já as capacitações operacionais, que são voltadas aos operadores de máquinas, os instrutores  repassam orientações práticas para realizar a colheita ou o baldeio de forma mais eficiente e segura. Além de aprender a operar o equipamento, saberão explorar o que há de melhor na máquina. Por meio de simuladores de última geração, é possível recriar um ambiente muito próximo da realidade encontrada no campo, reduzindo não só o custo que seria ter uma máquina para este tipo de treinamento, mas também, reduzindo a curva de tempo de aprendizagem do operador. 

Voltado para níveis de supervisão e gestão, o treinamento gerencial é voltado à análise de dados e tomada de decisão. Com essa capacitação os gestores serão capazes de analisar os indicadores gerados pelas máquinas, sabendo pontuar melhorias, e o desempenho, além de que elas são informações muito valiosas para o planejamento da operação de colheita. 

"Uma máquina operada dentro dos padrões de excelência da Ponsse e também com um planejamento e execução eficientes de manutenção, seja ela preditiva, preventiva ou corretiva, entrega maior disponibilidade mecânica e eficiência operacional. As capacitações para os diferentes níveis, permitem um uso mais eficiente do produto, uma melhor tomada de decisão e melhor gestão da frota", disse Sossai.

"Ser um operador hoje em dia vai além de saber conduzir e realizar os movimentos com uma máquina, seja ela qual for. Os profissionais devem saber utilizá-la da forma mais eficiente possível, explorar as tecnologias disponíveis para obter uma maior produtividade a um menor custo operacional. Por isso é tão importante estarem em constante treinamento e atualização", destacou o Gerente Executivo Comercial e de Marketing da Ponsse Brasil, Rodrigo Marangoni.

Estrutura dos treinamentos

Uma empresa que tem a cultura de capacitar e treinar a sua equipe, que inclui desde a diretoria até o operador, consegue criar um ambiente corporativo que trabalha em sintonia e, consequentemente, muito mais eficiente.  A Ponsse Brasil se concentra em duas frentes de treinamentos técnicos. A primeira, voltada para seus próprios mecânicos, traz um conjunto de ensinamentos que vão desde a mecânica básica, até a avançada. O segundo é voltado aos clientes, com treinamentos voltados a cada necessidade. 

"Hoje em dia, com as novas tecnologias, as máquinas vão além de componentes mecânicos e hidráulicos. Elas estão repletas de eletrônica e automação, por isso, conforme é a evolução do conhecimento de cada um, se vai avançando nos níveis e também habilidades de manutenção", exemplificou Sossai. 

Nesta segunda frente de treinamentos, aqui no Brasil, devido às características peculiares do setor, a Ponsse atende dentro das estruturas dos clientes, os chamados treinamentos in Company. "Cada demanda é tratada separadamente e cada cliente recebe um plano de treinamento personalizado de acordo com a sua necessidade. Assim, serão treinados aspectos que farão a diferença para cada ocasião, um tratamento cirúrgico. Entre os resultados podemos citar o ganho em produtividade, tempo disponível de máquina que se traduzem em ganhos financeiros para as empresas", acrescentou Sossai. 

Adicionalmente, uma parceria com o Senai de Lençóis Paulista (SP), permitiu a criação de uma sala específica para a capacitação de mecânicos na região. Esta sala pode ser usada para qualquer uma das demandas de treinamento e todo ano a Ponsse lança um curso gratuito e aberto à comunidade, para capacitação de mão de obra interessada. 

Além disso, a cada entrega de novas máquinas é realizada uma entrega técnica com os técnicos da Ponsse. Nesse pequeno evento, os especialistas treinam a equipe do cliente a como operar e como realizar a manutenção correta dentro dos padrões de qualidade da Ponsse, visando o melhor desempenho do equipamento.

"As soluções de treinamento da Ponsse são completas. É possível afirmar que com a capacitação correta o cliente ganha não só em efetividade da operação, mas também em maior tempo de máquina operando (disponibilidade mecânica) e maior eficiência da operação, inclusive na redução de custos.", finalizou Sossai. 

Mais informações:

Luis Sossai

Coordenador de Suporte Técnico

luis.sossai@ponsse.com

Documents