News and releases

Categories Navigation

Asset Publisher

Back Ergonomia e conforto para qualidade e produtividade

Back to

Ergonomia e conforto para qualidade e produtividade

Centrada no operador, soluções da PONSSE visam o bem-estar e uma operação mais segura e com melhores resultados

O operador como centro do harvester foi uma das revoluções apresentadas pela Ponsse em 2013 com o modelo Scorpion. A iniciativa trouxe mais conforto, segurança e visibilidade para o operador que consegue desempenhar suas funções com excelência. Essa inovação abriu caminhos para uma série de melhorias em ergonomia que resultam em um colheita florestal mais eficaz e com qualidade superior.

A palavra ergonomia automaticamente nos remete a uma mesa adequada, com cadeira confortável e tudo ajustado à altura de quem está trabalhando. Nas máquinas florestais, isso se dá com a adaptação do assento da máquina, controles e joysticks que se encaixam perfeitamente nas mãos, em uma cabine ampla e que garante uma boa visualização da área de operação e ainda num sistema de amortecimento e nivelamento da cabine que reduz o impacto externo para o operador.

A Ponsse apresentou esse novo conceito, que causou uma verdadeira revolução na forma como concebemos uma máquina de colheita florestal. Proporcionando ergonomia para o operador, conquistamos mais qualidade, segurança e eficácia das ações desempenhadas por ele”, destacou Rodrigo Marangoni, Gerente de Vendas e Marketing da Ponsse no Brasil.

Não só impactando na redução de afastamentos e lesões por movimentos repetidos, a inserção da ergonomia faz toda diferença para o operador que precisa se manter concentrado no bom andamento dos equipamentos e na segurança ao seu redor. Ao fechar a porta, o conforto e a qualidade dos acabamentos internos se aproximam ao de um carro de luxo projetado exclusivamente para ele e isso traz ao operador a valorização pelo seu trabalho.

 

Soluções para a ergonomia

  • Maior visibilidade: Tendo o operador como figura central do projeto, as máquinas ganham uma cabine com maior quantidade de vidros que permite uma ampla visão do ambiente de trabalho, Os vidros (de policarbonato) também proporcionam conforto acústico e maior segurança ao operador.
  • Assento ergonômico: Todas as máquinas Ponsse apresentam soluções ergonômicas incomparáveis. O principal exemplo é o assento exclusivo Ponsse Seat, que além de confortável, é de fácil manutenção e possui estabilidade superior, minimizando os impactos da máquina sobre o operador.
  • Estabilidade de cabine: Nessa mesma vertente, a Ponsse possui o Active Frame, um dispositivo que mantém a estabilidade da cabine, mesmo em áreas muito íngremes, fazendo que as oscilações laterais se tornem praticamente imperceptíveis e causem menor impacto aos movimentos, reduzindo até mesmo a tensão sobre o operador.
  • Conforto para as mãos: todos os movimentos da grua são feitos a partir de controles e dos joysticks totalmente adaptados à estrutura da mão humana. Assim o operador faz os movimentos com segurança, sem o extremo cansaço no final da jornada.
  • Gruas inteligentes: nos modelos de harvesters Beaver, Fox, Cobra, Ergo e Bear a grua fica localizada no chassi oposto ao da cabine, o que permite uma visão mais ampla e redução significativa da vibração. Já nos Forwarders, oferecemos o opcional Active Crane que permite a automação no uso do telescópio, dando mais eficácia aos movimentos. A grande novidade fica para o lançamento do Active Crane para harvester que passa a ser um opcional, por enquanto exclusivo para o novo Scorpion.